Historia

Em meados de 1974, um abnegado grupo de comerciantes se reuniu, formando a Associação do Comércio Varejista de Canoas, que visava a defender os interesses dos comerciantes lojistas de nosso município. Naquela época estávamos em pleno regime de exceção, conhecido também como anos de chumbo, e para constituir-se um sindicato era necessário cruzar um verdadeiro calvário.

Felizmente, depois de muita luta e a assessoria de sua Excelência, o Ministro do Trabalho Sr. Arnaldo da Costa Prieto, a nossa Associação recebeu de suas próprias mãos a Carta Constitutiva do Sindicato do Comércio Varejista de Canoas, em 30/10/1975, concretizando nosso sonho. Fundou-se, assim, o Sindilojas Canoas.

O Sindilojas é uma entidade de classe empresarial, filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e à Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Sistema Fecomércio-RS, CCERGS, SESC, SENAC e IFEP, e congrega a categoria dos lojistas dos municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Triunfo.

Nossa entidade, na condição de sindicato, tem como atribuições principais as negociações de Convenções e Acordos Coletivos em suas rês datas-base, respectivamente nos meses de março, abril e novembro de cada ano. Presta assistência jurídica a todos os associados e mantém convênios com Planos de Saúde, que prevêem até internações hospitalares. Possui, ainda, um corpo técnico de assessores treinados para prestar informações às empresas vinculadas. Com o intuito de congregar capital e trabalho, o Sindilojas desenvolve, também, atividades culturais, sociais e empresariais durante o período de uma semana, no mês de julho de cada ano, intitulado Semana do Comércio.

Quem Somos

Nossa entidade, na condição de sindicato, tem como atribuições principais as negociações de Convenções e Acordos Coletivos em suas rês datas-base, respectivamente nos meses de março, abril e novembro de cada ano. Presta assistência jurídica a todos os associados . Possui, ainda, um corpo técnico de assessores qualificados para prestar informações às empresas vinculadas.Com o intuito de congregar capital e trabalho, o Sindilojas desenvolve, também, atividades culturais, sociais e empresariais durante o período de uma semana, no mês de julho de cada ano, intitulado Semana do Comércio. Desta forma, podemos, com orgulho, salientar que nossa entidade é muito pujante, levando o nome dos municípios que compõem a sua base territorial por todo o território nacional, ao participar das convenções, mostrando a todos os brasileiros quem é o povo trabalhador e ordeiro que temos em nosso meio. É nosso desejo sempre representar, da melhor maneira, os lojistas da região.

Estatuto